25 de julho de 2010

nos Altares UM MUSEU AGRÍCOLA PARA A TERCEIRA

RTPAçores

“O primeiro Museu Agrícola dos Açores abrirá portas já no próximo verão, na freguesia dos Altares, na ilha Terceira.

Será o ponto de partida para o conhecimento da história e das especificidades da agricultura dos Açores e principalmente da ilha Terceira.

O museu será composto por peças particulares e de instituições e conta, também, com espaços de lazer e gastronómicos.

Na mostra agrícola estarão presentes as raças terceirenses: gado do ramo grande e póneis da Terceira.

Com os passeios de pónei e os roteiros à volta da ilha, os turistas poderão usufruir de um novo conceito de museu: o museu vivo.

A venda de artesanato e de produtos gastronómicos será outro atrativo para os turistas.”

29-11-2009 - Marta Silva, Telejornal.


Daqui saudamos a iniciativa da Associação Agrícola da Ilha Terceira, bem como a cedência das instalações que estavam a ficar visivelmente degradadas, degradação essa que não dignificava em nada a entidade sua proprietária. 
Pessoalmente desde miúdo me habituei a ver naquele armazém,   um misto de novidade com o seu quê de curiosidade. Ali foi a sede de muita experiência feita na agricultura e a novidade aliada à curiosidade provinham do facto se fazerem muitos trabalhos com máquinas, enquanto, cá mais abaixo,  o meu avô ainda debulhar o trigo na eira, mesmo apesar de existir uma debulhadora nos Altares.
Espera-se que não esqueçam o que aquele campo experimental possa ter ter contribuído, de bom ou menos bom, para a agricultura da Ilha Terceira. 
Ontem, embora ainda sem o museu em acção, foram iniciadas as actividades naquela instituição que terminaram com uma tourada.
Auguramos um próspero desempenho da missão para que foi concebida esta estrutura, oxalá dignifique a agricultura terceirense, e, ao mesmo tempo que deita um olhar sobre o passado, ajude a consolidar o futuro.
Benvindos aos Altares.
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário