13 de dezembro de 2009

NU COM VIOLINO


comédia em 2 actos
TUDO A NU?

"Nu com Violino” é o título dum quadro póstumo, atribuído a um famoso pintor, de nome Paul  Sorodin, que falecera inesperadamente.
Após o funeral toda a família, que mesmo não vivendo com ele, se reúne na sua residência, agora liberta do dever social de sepultar os mortos, para, com o galerista que negoceia os seus quadros, delinearem o futuro da suposta fortuna deixada por Sorodin, tudo isto sob o olhar muito perspicaz do criado de quarto do falecido, o qual é portador duma carta deveras surpreendente.
Esta carta vem desmoronar um edifício construído sobre uma grande mentira e uma falsa qualidade artística, levando a que muitas telas, sobreavaliadas, fossem adquiridas por importantes detentores mundiais de arte.
É evidente que se trata de pura ficção. Porém, todos sabemos que, muitas vezes, quem mais ganha a transaccionar arte serão os negociantes e não quem a criou, com a permissão das leis do mercado e do investimento.
Neste caso concreto quem investiu corre o risco de ser defraudado, caso seja tornada pública a proveniência e falta de qualidade artística dos quadros de Sorodin.
Poderemos pensar que isto não será possível acontecer, dado que, com a globalização e a grande circulação de informação, qualquer falso pintor em pouco tempo seria posto a nu. Talvez, mas pegando no tema desta comédia e extrapolando para a economia mundial num passado recente, vamos constatar que, muitos entendidos em matéria de investimento, caíram na armadilha, comprando produtos financeiros que eram uma fraude e que, para os negociar, pessoas, ora respeitáveis, até fundaram bancos, etc.
"Nu com Violino" é uma comédia elegantemente construída, de sabor inglês, plena de crítica mordaz ao submundo que negoceia com a pintura e a escultura e toda a forma de enriquecer sobrevalorizando a arte e outros bens.
Brincando, brincando este poderia ser um assunto muito sério, mas no caso presente, e por enquanto, é apenas uma comédia.


Sem comentários:

Enviar um comentário