29 de dezembro de 2011

1890 - HUMILHAÇÃO PARA PORTUGAL PROTAGONIZADA POR INGLESES, ALEMÃES E FRANCESES, AMIGOS DA ONÇA, DESDE TEMPOS IDOS

O famoso Mapa Cor de Rosa (1886) cuja contestação, pela Inglaterra, levaria ao humilhante Ultimatum, de 1890... O  ultimato do governo britânico, então chefiado pelo primeiro ministro Lord Salisbury,  foi entregue a 11 de Janeiro de 1890 na forma de um Memorando que exigia a retirada das forças militares portuguesas, chefiadas pelo major Serpa Pinto,  do território compreendido entre as colónias de Moçambique e Angola (actuais Zimbabwé e Zâmbia).  Essa vasta região, de Angola à contra-costa, era reivindicada como direito histórico por Portugal. O  famoso Mapa cor-de-rosa terá nascido justamente da Conferência de Berlim (1884/85), na altura em que as grandes potências europeias (Inglaterra, Alemanha e França) disputam entre si a partilha de África...

Cartoon do grande Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905)... A claudicação de Portugal face às exigências britânicas será vista como uma suprema humilhação nacional pelos republicanos portugueses, que crucificaram o governo e o rei D. Carlos I. António de Serpa Pimentel será então nomeado primeiro-ministro, na sequência da queda do governo. Estes acontecimentos estão também na origem da criação de A Portuguesa, o nosso futuro hino nacional.

ANO NOVO ATRÁS DAS GRADES, O TAL QUE ANTES DE NASCER JÁ TEM O DESTINO TRAÇADO



















Não é muito simpático estarmos a desejar um Ano Novo muito bom, quando aqueles que deram cabo de tudo e agora tentam, às nossas custas, endireitar o que já nasceu torto, não deixaram um milímetro de liberdade ao Novo Ano para agir de moto próprio. 
Precisamos sim estar atentos, por que uma desgraça nunca vem só, e, é mais que certo, que virão no Novo Ano, por essa europa abaixo, uns mensageiros da desgraça e vão querer aproveitar-se da situação, ao abrigo das desgraças troikiano-infernais já implantadas e institucionalizadas, com a intenção de nos tirar o que já não temos.
Será bom não esquecer o ditado que nos lembra: " tudo o que nasce torto tarde ou nunca se endireita", Por isso amigos, em vez dum Bom Ano desejo para todos saúde e muita presença de espírito para estarmos atentos aos falsos profetas. - cuidado que eles vestem de fato e gravata, fazem-se transportar em aviões particulares e carros de alta segurança e tem secretárias e capangas para os serviços mais sujos -.
MM

23 de dezembro de 2011

OLHARES SOBRE A CRISE EM TEMPO DE NATAL

“Uma nação em crise não precisa de plano. Precisa de homens.”
( Eugênio Gudin )

“A crise histórica da humanidade reduz-se à crise de direção...
(Leon Trotsky)

“A pior das crises é a crise do dicionário.”
(José Ortega y Gasset)

“Quando escrita em chinês a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade.”
(John F. Kennedy)


“A intensidade da propaganda da crise, poderá ditar a velocidade do fio da guilhotina sobre a economia de um país.”
(Ivan Teorilang)

“Qualquer que seja a crise de tua vida, nunca destruas as flores da esperança para que possas colher os seus frutos.”
(Konrad Lorenz)

“Nas grandes crises, o coração parte-se ou endurece.”
(Honoré de Balzac)

“Os momentos de crise suscitam um redobrar de vida nos homens.”
( François René )

“Não existe crise económica, mas sim crise de falta de vergonha.”
 (Anthony Garotinho)

“É sabido que nos momentos de crise é que se cresce. Mas eu já bati com a cabeça no teto. “
(Mário Cury)

 “Face às crises da vida. Não te revoltes. Serve.”
(Emmanuel)
 
Numa época de crise em que todos choram, há sempre alguém que se lembra de fabricar lenços.
(desconhecido)

“As pequenas coisas. Não existe nada maior."

 (desconhecido)

"O maior erro é tentar fazer tudo certo."
 
(desconhecido)

"Uma mudança deixa sempre  o caminho aberto para outras."
(Nicolau Maquiavel)

"A verdadeira grandeza é a que não depende da humilhação dos outros."
(Alexandre Dumas)

"Aquilo a que chamamos acaso não é, não pode deixar de ser, senão a causa ignorada de um efeito conhecido."
(Voltaire)

"Não tenhas medo da perfeição, nunca vais atingi-la."
(Salvador Dali)
 

"São as atitudes que determinam o valor de cada um. O que tu dizes, com todo respeito, é apenas o que tu dizes."  
(desconhecido)


"Quero ser todas as coisas. Bem sei que a aurora tem a chave escondida em bosques raros, mas saberei encontrá-la."
(Federico G. Lorca)

"Era muito bom conseguires que a tua cabeça e o teu coração trabalhassem juntos. No meu caso, eles não são nem amigos."
(Woody Allen)

"Não tomes decisões quando estiveres com raiva. Não faças promessas quando você estiveres feliz."
 
(desconhecido)


"Vai dar tudo certo...depois que tudo der errado." 
(desconhecido)



"Com o tempo tu percebes que para ser feliz precisas aprender a gostar de ti, a cuidar de ti e, principalmente, a gostar de quem também gosta de ti."
(Mário Quintana)

"Entre a dor e o nada, eu fico com a dor."
(William Faulkner)

"A renúncia é a libertação. Não poder é perder."
(Fernando Pessoa)

"Acho que sou bastante forte para sair de todas as situações em que entrei, embora tenha sido suficientemente fraco para entrar.
(Caio Fernando Abreu)

"Um homem é um sucesso se pula da cama de manhã e vai dormir à noite, e nesse meio tempo faz o que gosta."
(Bob Dylan)

22 de dezembro de 2011

PORTUGAL ESTÁ A ATRAVESSAR A PIOR CRISE

Que fazer?
Que esperar?
Portugal tem atravessado crises igualmente más: - mas nelas nunca nos faltaram nem homens de valor e carácter, nem dinheiro ou crédito. Hoje crédito não temos, dinheiro também não - pelo menos o Estado não tem: - e homens não os há, ou os raros que há são postos na sombra pela Política. De sorte que esta crise me parece a pior - e sem cura.


Eça de Queirós, in 'Correspondência (1891)

4 de dezembro de 2011

O Homem Deveria ser a Medida de Tudo


O homem deveria ser a medida de tudo. De facto, ele é um estranho no mundo que criou. Não soube organizar este mundo para ele, porque não possuía um conhecimento positivo da sua própria natureza. O enorme avanço das ciências das coisas inanimadas em relação às dos seres vivos é, portanto, um dos acontecimentos mais trágicos da história da humanidade. O meio construído pela nossa inteligência e pelas nossas intenções não se ajusta às nossas dimensões nem à nossa forma. Não nos serve. Sentimo-nos infelizes. Degeneramos moralmente e mentalmente.
São precisamente os grupos e as nações em que a civilização industrial atingiu o apogeu que mais enfraquecem. Neles, o retorno à barbárie é mais rápido. Permanecem sem defesa perante o meio adverso que a ciência lhes forneceu. Na verdade, a nossa civilização, tal como as que a antecederam, criou condições em que, por razões que não conhecemos exactamente, a própria vida se torna impossível. A inquietação e a infelicidade dos habitantes da nova cidade têm origem nas instituições políticas, económicas e sociais, mas sobretudo na sua própria degradação. São vítimas do atraso das ciências da vida em relação às da matéria.

Alexis Carrel, in 'O Homem esse Desconhecido'

3 de dezembro de 2011

EIS QUE A NOROESTE SURGE MAIS UM ARTISTA


É ele  Luís Fernando Pinheiro Brum, natural dos Biscoitos, arquitecto paisagista, que ontem deu a conhecer ao público terceirense a sua aptidão para o desenho. Trata-se duma exposição que está patente ao público no Foyer do Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo. Merece uma apreciação calma e minuciosa, tal como minuciosos são os traços que resultam nos muitos desenhos ali expostos. Parabens ao Luís Fernando, que afirmava que a execução daqueles desenhos lhe dera muito gozo e aos pais, em cujos olhos se notava uma merecida ponta de orgulho.

MM