15 de fevereiro de 2011

CARNAVAL É SINÓNIMO DE INDISCIPLINA






Muito provavelmente já se aperceberam que o texto que antecede é, nada mais nada menos, que o assunto duma dança de carnaval de 1938, publicada no 2º. volume de AS DANÇAS DO ENTRUDO UMA FESTA DO POVO, de José Noronha Bretão, cuja autoria é atribuída, com alguma reserva, ao Francisco Duarte, natural dos Altares, muito embora eu não tenha dúvidas que efetivamente se trata desse autor.
Fiz questão de publicar este texto para o comentar, chamando a tenção para o facto das danças de espada, com dois mestres, que ao tempo, e até muito mais tarde, se faziam nos Altares eram compostas por uma terceira parte, que era claramente uma crítica de costumes, o que não me foi dado encontrar em danças feitas noutras localidades. Muito embora isso possa ter acontecido noutras freguesia, não era prática corrente, basta consultar outras danças escritas pelo mesmo Francisco Duarte para outras freguesias que não os Altares, o que prova que as danças de carnaval nunca tiveram manual, nem muito menos uma estrutura rígida que fixasse parâmetros dos quais não se podia fugir.
Vem isto a propósito de uns profetas da desgraça, iluminados por um deus menor, que se proclamam senhores da verdade e os únicos que sabem com linhas se cosem as danças e os bailinhos, quando afinal percebem disso tanto que por vezes na praticam até se negam a si próprios, e fazem-no por que as danças e agora também os bailnhos do Carnaval da Terceira sempre foram indisciplinados e sempre permitiram que cada um faça o que lhe der na real gana e, caso o público aceite, é só aperfeiçoar no ano seguinte ou partir para outra.
Não me venham cá com tretas, pois está mais que provado que este nosso carnaval que é talvez a festa mais indisciplinada do mundo, mas que funciona melhor que outros festivais, cuja organização ocupa muita gente e consome muitos milhares de euros.
Carnaval disciplinado é carnaval amordaçado.

Mestre de dança de espada segundo José Nuno
Mestre de dança de pandeiro Altares 1976
e assim se foi partindo para outras fases...
 MM 

Sem comentários:

Enviar um comentário