19 de setembro de 2010

CAPITÃO FREDERICO COELHO DE MELO


É efectivamente verdade que o prometido é devido, mas, quando não se pode cumprir, deve-se no mínimo dar uma  satisfação.
Quando a 11 de Julho último abordei o acontecimento, que foi o primeiro voo aéreo em que um avião levantou de terra açoriana, pilotado pelo Capitão Frederico Coelho de Melo,  prometi voltar ao assunto. Era, pois, minha intenção apresentar um biografia desenvolvida daquele pioneiro da aviação em Portugal. Depois de várias pesquisas,  sofri uma grande desilusão, porque da biografia compilada neste momento consta apenas o que abaixo se transcreve:
 "Frederico Coelho de Melo, nasceu na freguesia dos Altares, 25 de Abril de 1895 foi um militar e pioneiro da aviação militar portuguesa.
A 4 de Outubro de 1930, o então capitão Frederico Coelho de Melo, pilotando um avião monomotor biplano Avro 504K, baptizado de Açor, que havia sido montado na ilha Terceira, efectuou a primeira descolagem de um avião em terra nos Açores, assinalando a inauguração oficial do aeródromo da Aviação Militar Portuguesa na Achada, na zona planáltica do interior da ilha Terceira."
Há aqui um grande trabalho a fazer. Entre tantas outras coisas sabe-se que foi ,durante muitos anos, Comandante da PSP de Angra do Heroísmo. 
Segundo creio estão a ser preparadas as comemorações do 80º. Aniversário desse primeiro voo, a acontecer aqui nos Altares e as pessoas envolvidas nesta preparação já se deram conta da falta de informação contida na sua biografia oficial.
Espera-se que o 4 de Outubro dê origem à compilação de mais dados na sua biografia, por que eles existem, esperando-se que os mesmos sejam tornados públicos.
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário