7 de agosto de 2010

A REPÚBLICA PORTUGUESA NÃO TEM 100 ANOS

República (do latim Res publica, "coisa pública") é uma forma de governo na qual um representante, normalmente chamado presidente, é escolhido pelo povo para ser o chefe do país, podendo ou não acumular com o poder executivo. A forma de eleição é normalmente realizada por voto livre e secreto, em intervalos regulares, variando conforme o país. A origem da república está na Roma clássica, quando primeiro surgiram instituições como o Senado.”

Estado Novo é o nome do regime político autoritário e corporativista de Estado que vigorou em Portugal durante 41 anos sem interrupção, desde 1933, com a aprovação de uma nova Constituição, até 1974, quando foi derrubado pela Revolução do 25 de Abril. Ao Estado Novo alguns historiadores também chamam "II República", embora tal designação jamais tenha sido assumida pelo próprio regime.”
in A Enciclopédia  Livre

Assim sendo, uma república só o será, num regime puramente democrático, portanto no período compreendido entre a implantação do Estado Novo, 1933, e a revolução de 25 de Abril de 1974, fomos vítimas duma interrupção na democracia, logo na República. A tal República que alguns historiadores, creio que abusivamente, resolveram apelidar de II, e não foi uma interrupção daquelas: “vou ali e já venho” pois, durou, durou, até estar a cair de podre, com de 41 anos de idade.

Deste modo atrevo-me a levantar a questão nestes termos:
Portugal não pode nem deve comemorar 100 anos de República, mas sim 100 anos da implantação da I República Portuguesa – talvez até seja assim - .
Ora bem, não se pode comemorar cem anos de República, porque se o fizermos, estamos a contar enradamente 41 anos, que não foram democráticos, logo não foram republicanos, já que uma República, só o será, em democracia.
Vamos todos ler Platão.
Esta é uma visão de quem não é político, não tem formação em história, nem muito menos é comentador.
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário