22 de agosto de 2010

O PICO MATIAS SIMÃO

     


fotos: I e II autor desconhecido/ III, IV e V de Paulo Henrique Silva



O Pico Matias Simão é uma elevação portuguesa de origem vulcânica localizada na freguesia açoriana dos Altares, concelho de Angra do Heroísmo.
Este acidente montanhoso encontra-se geograficamente localizado na parte Noroeste da ilha Terceira, junto à costa e eleva-se a 153 metros acima do nível do mar. Tem origem num irrompimento de bagacinas e escórias vulcânicas associado a uma chaminé do Vulcão da Serra de Santa Bárbara que se eleva a 1021 metros, encontrando-se fortemente relacionado com esta formação geológica.
Esta formação encontra-se muito dissecada pela erosão marinha que nesta parte da costa da ilha é muito ativa e exposta às tempestades do Atlântico Norte e talhou uma arriba vertical, em geral de 40 a 50 m de altura, mas que atinge os 153 m acima do nível médio do mar nas arribas do Pico Matias Simão. No cimo deste Pico existe um Monumento evocativo, um Cruzeiro que se avista desde o mar a grande distância.
O miradouro ali existente, incluindo a área envolvente, estão integrados no "Plano de Ordenamento da Orla Costeira da Ilha Terceira" ("POOC Terceira"). Aprovado pelo Decreto Regulamentar Regional 1/2005/A, da Presidência do Governo Regional dos Açores.
Dada a sua localização, este miradouro oferece uma vista panorâmica sobre grande parte do litoral noroeste da Terceira, ou seja uma vista panorâmica que vai do miradouro do Cabo do Raminho até às Quatro Ribeiras. Como a freguesia dos Altares se encontra a uma altitude apreciável em relação ao nível do mar, o miradouro permite avistar ainda, em dias claros, a Ilha Graciosa no horizonte. Permite também apreciar o casario branco da freguesia misturado por entre o verde das pastagens e a encosta norte do vulcão da vizinha serra de Santa Bárbara.
Segundo alguns autores, nesta elevação implantada, junto ao mar em jeito de altar, estará a origem da designação da freguesia: Altares. Porém, outros advogam que não e defendem que a designação da freguesia provém da altitude apreciável da freguesia, já aqui referenciada, que lhe valeu a designação de altos ares, E, mais tarde, da junção das duas palavras se chegou à designação atual: ALTARES.
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário